Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando Agora
Músicas recentes: Veja as músicas que já tocaram por aqui.

Homicídios e latrocínios registram queda histórica no interior do estado

Os municípios do interior de São Paulo tiveram o menor registro nos índices de homicídios dolosos e latrocínios em 25 anos. De janeiro a novembro, os casos de homicídios chegaram a 1.303. Já os latrocínios, pela primeira vez, ficaram abaixo de 60 registros, com 50 boletins no acumulado do ano.
Os homicídios dolosos reduziram 9,3%, de 1.437 para 1.303 em comparação com o ano passado. Já no mês de novembro, a queda foi ainda mais expressiva, com redução de 21,4% — os registros passaram de 135 para 106. Ambos os indicadores atingiram o menor número da série histórica, iniciada em 2001.
Seguindo a tendência de queda, os índices de latrocínios também apresentaram reduções significativas. No acumulado do ano, o interior totalizou 50 boletins, ante 79 em 2024 (-36,7%). Em novembro, os casos passaram de seis para três. Assim como os homicídios, os latrocínios também atingiram a menor marca já registrada na região.
A taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes chegou a 6,04. Esse também foi o menor índice já registrado no interior no período de janeiro a novembro.
O monitoramento contínuo das estatísticas dos crimes contra a vida, realizado pelo Sistema de Informação e Prevenção de Crimes Contra a Vida (SP Vida), tem sido fundamental para a redução dos índices criminais, que vêm apresentando quedas recorrentes, principalmente nas cidades do interior paulista.
O SP Vida foi implantado em fevereiro de 2023 com o objetivo de unir as forças de segurança não apenas para identificar o número de vítimas, mas também para realizar análises com especificações de gênero, cor e orientação sexual da pessoa lesionada, bem como do contexto, da motivação e da região onde o crime ocorreu.
Esses dados, que estão abertos ao público no site da pasta, auxiliam as autoridades no planejamento de políticas públicas e ações voltadas à prevenção de delitos.

Deixe seu comentário: